segunda-feira, 4 de julho de 2011


Lendo tirinhas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer inferências no gênero tirinhas.
  • Ler e interpretar textos.
  • Expor e argumentar suas idéias.
  • Trabalhar em grupos.
Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos sobre os personagens da turma da Mônica.
  • Pelo menos um aluno da dupla/trio deverá estar alfabetizado e ser capaz de ler pequenas frases.
Estratégias e recursos da aula
Para realizar esta atividade você poderá acessar o site abaixo.
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm < Acesso em 29/09/09>


Neste trabalho é importante propiciar aos alunos oportunidades para explicarem o esperado e o inesperado, explicitando as incongruências e identificando o humor do texto. .
1) Coloque as crianças para trabalhar em dupla para favorecer a argumentação e a explicação por parte dos dois alunos.
2) Deixe que as crianças tentem explicar espontaneamente qual a “graça” da tirinha. Você também poderá utilizar as perguntas feitas para cada tirinha com o objetivo de levar as crianças a fazerem as inferências necessárias à compreensão do texto.
3) Após o momento de leitura nas duplas, convide as crianças para explicar e favoreça o debate buscando na tirinha a comprovação para sua argumentação.
Avaliação
O trabalho com as tirinhas, bem como com qualquer outro gênero textual, deve ser sistemático. No trabalho em grupo é difícil para o professor avaliar a participação e compreensão de todos os alunos da sala. É necessário que sejam oferecidas diversas situações de trabalho com as tirinhas ao longo de um tempo determinado pelo(a) professor (a) para que se possa avaliar as todas as crianças. O professor poderá também realizar uma atividade de interpretação individual por escrito. Durante o trabalho em grupos, deverá registrar em um caderno atitudes e habilidades como: a clareza na exposição das idéias, a argumentação e a capacidade de produção de inferências.
Comentário: É interessante que utilize um retroprojetor para a turma explicarem melhor as tirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário